top of page

IBATIBA

A proximidade com a região do Caparaó, onde fica o Pico da Bandeira, confere a Ibatiba um jeito e um sotaque típicos de Minas. Sem contar a beleza natural e o friozinho das montanhas.

Inserida no Caminho dos Tropeiros que percorriam as Gerais, a economia da cidade era sustentada pelas plantações de café. Hoje é incrementada pelo agroturismo e pela preservação da cultura tropeira, que se espalha na arquitetura, na gastronomia e nos costumes.

Para incentivar a atividade, foi criado o Circuito Turístico Caminho dos Tropeiros, que inclui empreendimentos como pousadas, restaurantes e sítios com produção e venda de frutas, geleias, doces, mel, café e vinho. Os espaços funcionam em antigas fazendas de café, erguidas entre o final do século 19 e meados do século 20. Em muitas, é possível acompanhar a lida diária envolvendo mulas e carros de boi – sem contar a presença dos antigos tropeiros, que contam emocionados suas próprias histórias.

Os cenários são perfeitos para apreciar a boa mesa, preparada no fogão à lenha e à base de receitas tradicionais – feijão tropeiro, carne de porco na lata, torresmo, linguiça, couve e angu. O melhor é saber que se pode aproveitar tudo isso sem culpa – a região é repleta de trilhas que levam a cachoeiras e pontos de prática de esportes de aventura como rapel e voo livre.

Ibatiba
Praça David Gomes
Sítio Morada dos Sonhos
Museu do Tropeiro
Casa de Café Teeiro
Caminhada dos Tropeiros
Monumento dos Tropeiros
Igreja de São Brás
Corredeiras da Usina
bottom of page